Benefícios da atividade física
A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.
A atividade física e os esportes saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par da alimentação saudável, vida sem tabaco e evitar outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de atividade física e o esporte beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
A atividade física é:
-
para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças;
-
para os governos: um dos métodos com melhor custo-efetividade na promoção da saúde de uma população.
Qual a relação entre o sedentarismo e o aumento de algumas doenças?
O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Este aumento global, epidêmico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.
Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do câncer da mama, cólon e reto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquêmica.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas para a atividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem.
A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.
Como evolui o sedentarismo no mundo?
No mundo inteiro, mais de 60% dos adultos não efetuam os níveis suficientes de atividade física benéficos para a sua saúde. O sedentarismo é o que mais prevalece nas mulheres, idosos, indivíduos de grupos sócio-econômicos baixos e nos indivíduos com incapacidades.
Tem-se também assistido a um decréscimo da atividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo o mundo.
O sedentarismo está ocupando grande parte do tempo das pessoas e daí as conseqüências na saúde seremtão significativas.
Em que medida o meio físico e social condiciona a atividade física?
O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implantação e no acesso de todos à atividade física.
Há que promover a atividade física ao encorajar o uso de transportes públicos, tornando-os acessíveis, atrativos e seguros.
Quais são os benefícios da atividade física?
A atividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns câncers e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial.
A participação em atividades físicas pode melhorar o sistema musculoesquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.
Vantagens da atividade física regular
-
Reduz o risco de morte prematura;
-
Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte;
-
Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, câncer do cólon e diabetes tipo 2;
-
Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afeta 1/5 da população adulta mundial;
-
Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
-
Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fraturas do colo do fêmur nas mulheres;
-
Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
-
Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
-
Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
-
Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, tóxico filias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.
Qual a quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde?
Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de atividade físicacumulativa moderada, todos os dias. Este nível de atividade pode ser atingido diariamente através de atividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de atividade física diária moderada de longa duração:
-
Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de atividade física vigorosa, três vezes por semana;
-
O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa/moderada.
Quais são os benefícios econômicos da atividade física?
-
Reduz os custos dos sistemas de saúde;
-
Aumenta a produtividade;
-
Melhora o ambiente físico e social.
Leia mais sobre:
Alimentação saudável na infância | O papel dos jardins-de-infância nos hábitos alimentares das crianças e a prevenção através da alimentação. |
Nova Roda dos Alimentos | Conheça o que mudou na Roda dos Alimentos e aprenda a comer de uma forma mais variada, equilibrada e completa. |
Atividade física para diferentes grupos populacionais | Benefícios da atividade física para crianças e adolescentes, mulheres, idosos ativos e indivíduos com incapacidades. |
Benefícios da atividade física | A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população. |
Dor | Saiba o que é a dor e como combatê-la. |
O que são cuidados paliativos? | Saiba o que são cuidados paliativos, a quem se destinam e onde são prestados. |
Artrite reumatoide | A artrite reumatoide é a principal doença reumática sistêmica, devido à sua prevalência e aos problemas que suscita. |
Artrites Idiopáticas Juvenil | São as doenças reumáticas crônicas mais freqüentes nas crianças e nos adolescentes. |