top of page

O que é a doença de Alzheimer?

O que é a doença de Alzheimer?

O que é a doença de Alzheimer, quais são os sintomas e como tratar o doente.

O que é a doença de Alzheimer?

 

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e conseqüente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes.

Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados.

É uma doença muito relacionada com a idade, afetando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos.

Qual é a causa da doença de Alzheimer?

 

A causa da doença de Alzheimer ainda não está determinada.

No entanto, é aceito pela comunidade científica que se trata de uma doença geneticamente determinada, embora não seja necessariamente hereditária. Isto é, não implica que se transmita entre familiares, nomeadamente de pais para filhos.

 

Como se faz o diagnóstico?

 

Não há nenhum exame que permita diagnosticar, de modo inquestionável, a doença. A única forma de o fazer é examinando o tecido cerebral obtido por uma biópsia ou necrópsia.

Assim, o diagnóstico da doença de Alzheimer faz-se pela exclusão de outras causas de demência, pela análise do historial do paciente, por análises ao sangue, tomografia ou ressonância, entre outros exames.

Existem também alguns marcadores, identificados a partir de exame ao sangue, cujos resultados podem indicar probabilidades de o paciente vir a ter a doença de Alzheimer.

 

Quais são os sintomas da doença de Alzheimer?

 

Ao princípio observam-se pequenos esquecimentos, perdas de memória, normalmente aceitos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e, as vezes, agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta. Acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho.

À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares do quotidiano, como alimentação, higiene, vestuário, etc.

 

Qual é o tratamento adequado?

 

A doença de Alzheimer não tem cura e, no seu tratamento, há que atender a duas variáveis:

  • Ao tratamento dos aspectos comportamentais. Nesta vertente, além da medicação, convém também contar com orientação de diferentes profissionais de saúde;

  • Ao tratamento dos desequilíbrios químicos que ocorrem no cérebro. Há medicação que ajuda a corrigir esses desequilíbrios e que é mais eficaz na fase inicial da doença, mas, infelizmente, tem efeito temporário. Por enquanto, não há ainda medicação que impeça a doença de continuar a progredir.

 

Fonte:
Direção-Geral da Saúde

 

Leia mais sobre:

Alimentação saudável na infância
O papel dos jardins-de-infância nos hábitos alimentares das crianças e a prevenção através da alimentação.
Nova Roda dos Alimentos
Conheça o que mudou na Roda dos Alimentos e aprenda a comer de uma forma mais variada, equilibrada e completa.
Atividade física para diferentes grupos populacionais
Benefícios da atividade física para crianças e adolescentes, mulheres, idosos ativos e indivíduos com incapacidades.
Benefícios da atividade física
A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.
Dor
Saiba o que é a dor e como combatê-la.
O que são cuidados paliativos?
Saiba o que são cuidados paliativos, a quem se destinam e onde são prestados.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é a principal doença reumática sistêmica, devido à sua prevalência e aos problemas que suscita.
Artrites Idiopáticas Juvenil
São as doenças reumáticas crônicas mais freqüentes nas crianças e nos adolescentes.
Page 1 of 7
white.png
bottom of page